“Opinião”, com Roberta Wichmann – Big Data e Inteligência Artificial na Gestão de Saúde

Introdução

“A crescente interseção entre a tecnologia e a área da saúde está revolucionando a forma como os sistemas de saúde operam em todo o mundo. A utilização de Big Data e Inteligência Artificial (IA) na gestão da saúde emergiu como uma tendência dominante no mercado de saúde. Essas tecnologias estão proporcionando avanços significativos, impulsionando resultados positivos e melhorando a qualidade dos cuidados de saúde.”

Utilização de Big Data

“O Big Data desempenha um papel crucial na gestão da saúde, permitindo que os hospitais e sistemas de saúde coletem e analisem enormes volumes de dados clínicos, administrativos e financeiros. Isso inclui informações de pacientes, registros médicos eletrônicos, dados de sensores médicos e muito mais. A análise desses dados em tempo real possibilita uma tomada de decisão mais informada, permitindo que os profissionais de saúde identifiquem tendências, previnam doenças e otimizem o fluxo de pacientes, por exemplo.”

Inteligência Artificial na Gestão de Saúde 

“A Inteligência Artificial está revolucionando a gestão de saúde de várias maneiras. Algoritmos de IA podem ajudar a otimizar o agendamento de consultas, alocar recursos de forma mais eficiente e até mesmo prever as necessidades de estoque de medicamentos com base em padrões de uso históricos. IA também está sendo usada para oferecer suporte 24 horas por dia aos pacientes, respondendo a perguntas comuns e direcionando-os para os cuidados adequados. Algoritmos de IA podem ajudar a diagnosticar doenças com precisão, sugerir tratamentos personalizados com base em históricos médicos e até mesmo prever surtos de doenças.”

Redução de custos e melhoria na eficiência:

“A implementação dessas tecnologias não apenas aprimora a qualidade dos cuidados de saúde, mas também contribui para a redução de custos e para a otimização dos recursos. A detecção precoce de doenças, por exemplo, pode evitar tratamentos mais caros e prolongados, enquanto a automação de processos administrativos por meio da IA pode liberar tempo para os profissionais de saúde se concentrarem no atendimento ao paciente.”

O futuro da gestão de saúde:

“À medida que o mercado de saúde continua a evoluir, a combinação de Big Data e Inteligência Artificial se tornará cada vez mais integral na gestão de saúde. A capacidade de prever tendências de saúde, personalizar tratamentos e melhorar a eficiência operacional promete um futuro brilhante para a indústria da saúde. À medida que mais dados são coletados e mais algoritmos de IA são desenvolvidos, podemos esperar resultados ainda mais positivos e uma melhoria contínua nos cuidados de saúde para todos.”

 

Roberta Wichmann possui pós-doutorado pela USP na área de Inteligência Artificial. Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba, MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Universidade de São Paulo e graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Head de Inteligência Artificial na empresa Lean Saúde.